Três razões para visitar o Açude do Furadouro


Uma paisagem semi selvagem e bem protegida no coração de Mora.  Aqui respira-se a planície, a imensidão do pinhal verdejante e refresca-se a alma no espelho de água.


Nestas águas poderá banhar-se. 

Ou pescar achigãs, carpas, barbos ou taínhas.

E apreciar um magnifico pôr-do-sol no final do dia.


Infos sobre o Açude do Furadouro

O Açude do Furadouro está localizado na ribeira da Raia, na freguesia de Mora ao lado da N251. O objetivo principal da construção desta albufeira foi para elevar a água do rio Raia para o Canal do Sorraia que serve para a rega da zona envolvente do Vale do Sorraia.
  • Altura máxima do leito: 14 m
  • Comprimento total: 149 m
EN 

A semi wild and well protected landscape in the heart of Mora. Here you can breath the fresh air of the plain, lost your worries in the immensity of the green pine forest and refresh your soul in the mirror of water.
  
You can bathe in these waters.

Or fishing bass, carp, barbs or tannins.

And enjoy a magnificent sunset at the end of the day.

Comentários

  1. Há mais razões para visitar o Açude do Furadouro. Uma delas são as aves que ali se podem observar sendo a andorinha das rochas uma das residentes, que permanece ali o ano inteiro. O açude permite uma observação de aves que habitam a zona de água (nascente) e aves que habitam a zona húmida mais seca. Além disso no perímetro podemos encontrar outras aves especialmente as de montado. Sendo o açude relativamente alto permite também observar melhor as aves que circulam ao longo do rio pois passam mais perto dos observadores (que nos outros casos se encontrariam num plano inferior).
    Talvez pudéssemos juntar aqui algumas fotos de aves observadas no Açude do Furadouro e complementar assim este artigo...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares